Menu

O PÚBLICO CONECTADO DO NOVO UP!

28 ABR 2017, por Estefânia Farias - A hashtag #desache da campanha do up! 2018 não poderia ser em melhor momento. A gente tá numa era que tem que desachar muita coisa mesmo. E experimentar viver essa (maravilhosa) vibe tecnológica. Durante o lançamento do novo up!, em São Paulo, a Volkswagen promoveu um workshop de mídias digitais com palestras de executivos brasileiros de importantes multinacionais da internet. 

Estefania Farias Novo Up 21 de 1

Palavras do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels: “Digitalização é um tema estratégico para a Volkswagen no Brasil e no mundo. Ao lado da conectividade de nossos produtos e dos serviços de mobilidade, é um dos pilares fundamentais para o futuro da nossa marca. Por isso, apostamos e investimos em ações que aprofundam nosso conhecimento e nossa atuação nestes segmentos, como é o caso do atual Workshop de Mídias Digitais”. E como foi importante ouvir os representantes do Facebook, do Youtube, da Amazon e do Buzzfeed! Esse negócio de todo mundo conectado all time melhorou demais o imediatismo da comunicação, a proximidade com os seguidores, a praticidade em informar! A PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada em 2016, já deixou claro que em 2015 - e pela primeira vez - os brasileiros acessaram mais a internet por meio de um dispositivo móvel do que por um computador ou um laptop.

Estefania Farias Novo Up 30 de 1

Estefania Farias Novo Up 22 de 1

E é aí que os automóveis estão se inovando e atualizando. Carros como o novo up! atraem um público ligado em novas tendências. Aqueles motoristas em busca de otimizar o tempo além do trânsito esmagador das grandes cidades. São usuários reais dos sistemas de multimídia a bordo: navegação, bluetooth pra atender e fazer ligações (não consigo entender como ainda consigo ver alguns condutores com o celular nas mãos dirigindo...fora a infração e o risco enorme de acidente.), e por aí vai... Você também tem nos subcompactos um trunfo: facilidade pra achar vaga e manobrar. O quê? No dia-a-dia? Isso é um luxo! E mais, né? Vamos citar aqui os atuais e principais concorrentes VW up! e Fiat Mobi. O motor três cilindros chegou como luva à categoria. Economia de combustível é outra máxima hoje. E sobre essa máxima, “soma-se” menos emissão de poluentes.

Estefania Farias Novo Up 34 de 1

O lançamento do novo up! tenta dar mais um up ao carro de entrada da Volks. - Mesmo que muitos discordem do termo “de entrada” por causa do preço e tal... mas já já falo disso. Este ano, no acumulado até março, o italianinho Mobi passou na frente do alemãozinho entre os mais emplacados no Brasil. Dá uma olhadinha:

RANKING MAIS EMPLACADOS ACUMULADOS ATÉ MARÇO/2017

Fonte: Fenabrave

1º Chevrolet Onix

2º Hyndai HB20

3º Ford Ka

4º VW Gol

5º Renault Sandero

6º Chevrolet Prisma

7º Toyota Corolla

8º Honda HR-V

9º VW Fox/Cross Fox

10º Fiat Mobi

11º Jeep Compass

12º Toyota Etios (hatch)

13º Jeep Renegade

14º Fiat Palio

15º VW Voyage

16º VW Up

17º Nissan Kicks

18º Fiat Uno

19º Hyundai HB20S

20º Honda Civic

Creio que a chegada do Mobi com motor três cilindros pode ter aquecido as vendas mesmo, afinal, já não preciso mais provar o motivo dele ser um motor muito mais econômico e potente do que o quatro cilindros, certo? Mas, óh... o up! tem entre-eixos e porta-malas maiores. E a Volks ainda tem na frente do Fiat Mobi o Gol e a família Fox. Bom, são dados do primeiro trimestre de 2017, né? Vamos ver como esse cenário vai mudar ao longo do ano. E há quem prefira disparado o design, a tampa do porta-malas de vidro e o preço do Mobi... rs Aliás, hoje ele parte de 33.700 reais, na versão Mobi Easy com motor quatro cilindros. O novo up! custa a partir de 37.990, na versão Take Up, mas com motor três cilindros.

Estefania Farias Novo Up 4 de 1

Estefania Farias Novo Up 1 de 1

Falando nisso... Os motores do novo up!, modelo 2018, são os mesmos famosinhos três cilindros da marca: 1.0 MPI de até 82 cv (câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automatizada I-Motion) e 1.0 TSI de até 105 cv (câmbio manual de cinco marchas). Novos para-choques o deixaram com 3,68 metros de comprimento. Ou seja, 84 mm maior que o anterior. Fora o design mais jovem, mais esportivo, no interior o novo up! tá com painel diferente, moderninho. A palavra ali dentro da cabine é: conectividade. Como diz a marca, é o seu carro na tela do celular. Há um novo sistema chamado Composition Phone em que você usa junto ao celular, depois de baixar o aplicativo “maps + more”, gratuito para Android e IOS. Você faz o pareamento entre o celular e o sistema de som via bluetooth e pronto. A tela do smartphone fica sendo a tela central. Também dá pra usar o Waze, o Spotify e outros mais. Os mapas utilizados pelo aplicativo “maps + more” são da TomTom e dão informações frequentes e atualizadas do trânsito. E se você salvar algum trecho, ele te leva sem usar a internet. O aplicativo mostra também o conta-giros e a temperatura do líquido de arrefecimento.

Estefania Farias Novo Up 14 de 1

Estefania Farias Novo Up 15 de 1

Estefania Farias Novo Up 16 de 1

O novo up! tá mais equipado e um pouco mais caro em todas as quatro versões (Take Up, Move Up, High Up, Cross Up). Não há mais opção de modelo duas portas. Há uma série especial Connect que, assim como a High Up, é disponível somente com a motorização TSI. Veja:

Estefania Farias Novo Up 13 de 1

Estefania Farias Novo Up 23 de 1

Estefania Farias Novo Up 24 de 1

Estefania Farias Novo Up 25 de 1

Estefania Farias Novo Up 26 de 1

Estefania Farias Novo Up 27 de 1

Estefania Farias Novo Up 28 de 1

Estefania Farias Novo Up 29 de 1  

Muuuita gente reclama de preço! Mas não há como correr disso, minha gente, quando se compra um carro zero no Brasil. Só que os carros estão mais conectados e seguros. A versão topo de linha do up! tem controle de tração! Por duas vezes o carrinho recebeu classificação máxima nos testes de segurança do LatinNCAP. Claro que toda essa evolução tem um preço que, tudo bem, eu sei, nos Estados Unidos, por exemplo, não é tão alto assim. Sem contar que o Brasil é o país com a maior carga tributária da América Latina e amarga o 14º lugar no mundo. O problema é que o poder de compra do brasileiro também está cada vez menor, né... Mas se você tá podendo se conectar a essa era digital e busca boa mobilidade urbana, os subcompactos estão aí pra facilitar sua vida. É só pesquisar com calma qual marca e qual modelo te atende melhor!

#TBT: Há algum tempo eu escrevi sobre o up! com o motor MPI aqui no blog, quando ele chegou ao nosso mercado (leia aqui), e também gravei um vídeo no canal falando do Mobi e citando os subcompactos disponíveis. (assista abaixo)

Viagem a convite da Volkswagen do Brasil.

Fotos lançamento noite: Gustavo Manoel

Fotos evento dia: Marcelo Rodrigues @carrosecia

Figurino (com barriguinha de 5 meses + saliente no look do dia rsrs): @anafortunatta

Estefania Farias Novo Up 9 de 1

Estefania Farias Novo Up 32 de 1

Até a próxima! ;-)

 

Estefânia Farias

Estefânia Farias é jornalista com 15 anos de experiência em TV como redatora, roteirista, editora-chefe, produtora, repórter e apresentadora.

Deixe um comentário

voltar ao topo